Criar um Site Grátis Fantástico
citologia
citologia



  CITOLOGIA

      A célula é a menor porção organizada de todo ser vivo, a unidade anatômica, fisiológica e genética, com exceção dos vírus. Os seres vivos podem ser classificados como unicelulares seres constituídos por uma única célula e pluricelulares, constituídos por várias células. Os organismos pluricelulares apresentam a seguinte organização:

células > tecidos > órgãos > sistemas > organismo

Resultado de imagem para citologia formação de tecido e seres

     Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável, de um tipo de ser vivo para outro, podendo durar de minutos ou centenas de anos, conforme o ser vivo considerado. Todos os seres vivos têm capacidade de produzir descendentes, através da reprodução. Os seres vivos podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

    Na reprodução assexuada um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução. Existem muitos tipos de reprodução assexuada, entre eles a cissiparidade ou bipartição, este tipo de reprodução consiste a célula simplesmente se dividir em duas partes, que passarão a representar dois novos seres (unicelulares). Entre os seres pluricelulares, existem também aqueles que se reproduzem de forma assexuada: reprodução por esporos e reprodução por brotamento.

   Quase todas as células são microscópicas, isto é, são tão pequenas que não podem ser vistas sem um aparelho de aumento. Por isso, para observar as células utiliza-se o microscópio.

  Hans e Zacari Jansen 1590 – Inventaram o microscópio ótico ou comum.

  Knoll- Ruzca 1930 - Inventaram o microscópio eletrônico.

  Robert Hooke 1665 - Analisou o tecido morto de um vegetal (cortiça) e observou os contornos de uma célula vegetal deixadas pela parede celular.

  Schleiden e Schuann 1838 – Propuseram a “Teoria celular” que dizia que todos os seres vivos eram constituídos de células.

  Rudolf Virchow 1855 - Foi o autor da célebre frase em latim: Omnis cellula et cellula”, que significa “toda célula se origina de outra célula”.

  Walther Flemming 1878 - o biólogo alemão descreveu em detalhes a divisão de uma célula em duas e chamou esse processo de mitose.

Baseando-se em todas essas descobertas, a teoria celular ganhou força e começou a  se apoiar em três princípios fundamentais:

  Todo e qualquer ser vivo é formado por células, pois elas são a unidade morfológica dos seres vivos;

  As células são as unidades funcionais dos seres vivos; dessa forma, todo o metabolismo dos seres vivos depende das propriedades de suas células;

 As células sempre se originam de uma célula preexistente através da divisão celular.